Graduação no Canadá

Graduação no Canadá – Guia completo, comece a se planejar!

Que tal fazer uma graduação no Canadá e ainda ter chances de continuar os seus estudos posteriores, trabalhar no país de forma legalizada e até mesmo imigrar? Este é o destino de grande parte dos adultos que desejam fazer um intercâmbio.

Além de se aprofundar no idioma, é possível conhecer melhor uma cultura efervescente, ter uma formação de qualidade e vislumbrar um futuro cheio de oportunidades. A seguir, veja mais sobre como estudar no Canadá e quais são as suas vantagens!

Como funciona a graduação no Canadá?

Para se destacar no mercado de trabalho ou mesmo para ter mais chances de imigrar, muitas pessoas têm considerado o Canadá como um destino promissor. E não é para menos. O país tem uma cultura miscigenada, ótimos cursos de graduação e cursos técnicos, e programas reconhecidos mundialmente de pós-graduação. E ainda oferece vantagens para quem deseja trabalhar no período de estudos.

É preciso ressaltar que há duas opções para jovens adultos que desejam turbinar o seu currículo estudando no Canadá: Faculdade (College) ou uma Universidade (University). O estudante paga a sua graduação por semestre, e não por mês.

  • Colleges – são cursos mais técnicos, com estágio e preparação para uma rápida entrada no mercado de trabalho. Desta forma, eles oferecem diplomas, certificado e pós-graduação e podem durar de 6 meses a 3 anos.
  • Universidades – são destinadas às carreiras acadêmicas e mais aprofundadas, com licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado e duram em média de 3 a 4 anos em período integral.

Teste de proficiência

Para fazer uma graduação no Canadá, o requisito principal é o nível de inglês avançado, comprovando com certificados de TOEFL ou IELTS. As instituições de ensino utilizam esta certificação para avaliar se você terá condições de compreender as aulas em inglês.

A prova do IELTS, por exemplo, é dividida em quatro etapas: Speaking e Listening, Reading e Writing. Há ainda a alternativa do Pathway, onde você estuda Inglês em um programa credenciado pela Universidade até atingir o nível exigido para o seu programa.

Validação do Ensino Médio

Vale ressaltar que a maioria das Universidades e Colleges no Canadá não aceita o diploma de Ensino Médio do Brasil. Isso porque até pouco tempo, a High School do Canadá tinha um ano a mais que o Ensino Médio no Brasil. Entretanto, se você já cursou a Educação Básica no Brasil com o 9º ano incluso, não haverá problemas.

Assim, um dos requisitos para cursar uma graduação no Canadá é submeter o Diploma do Ensino Médio junto com o histórico escolar e o histórico das matérias já cursadas na Faculdade no Brasil (ao menos 1 ano). Além disso, os documentos devem ser traduzidos em inglês por um tradutor juramentado e apresentados à instituição no Canadá.

Estudar e trabalhar no Canadá?

Certamente, quando você optar em fazer uma graduação no Canadá, tem o direito a trabalhar. Aliás, o trabalho pode ser dentro ou fora do campus, mas não pode ultrapassar 20 horas por semana, até porque se for mais que isso, não há condições de se dedicar para a faculdade. Contudo, durante as férias, a carga horária muda: são 40 horas por semana.

Vantagens de fazer um curso de graduação no Canadá

Em suma, muitas universidades oferecem bolsas para estudantes internacionais que se destacam. Para isso, é preciso que o aluno esteja matriculado em um curso, já que geralmente as instituições só permitem aplicar para bolsa após o 1° semestre para valer no 2° semestre.

Além da qualidade e do reconhecimento internacional, a graduação no Canadá, como dito, permite ampliar ainda mais a sua performance no idioma, além de facilitar a ampliação dos seus estudos e do seu visto, com programas de pós-graduação e até mesmo com possibilidades de imigrar para o país. Ou seja, a graduação no Canadá abre portas para um futuro promissor.

Além disso, você pode trabalhar enquanto estuda, o que gera ainda mais condições para pagar os seus estudos ou financiar a sua estadia. Você também pode conseguir permissão para acompanhantes – esposo ou esposa que não estiver estudando – este também poderá obter um Open Work Permit (OWP). Ou seja, isso possibilita o trabalho em período integral durante o visto e enquanto o estudante estiver frequentando as aulas.

Por onde começar?

Em resumo, o primeiro passo é conhecer os programas de intercâmbio de graduação no Canadá ofertados pelo AIUSA, referência em intercâmbio no Brasil. Há muitas instituições parceiras e programas disponíveis para estudantes brasileiros.

Desta forma, AIUSA poderá ajudá-lo no planejamento e em cada etapa da sua viagem. O primeiro passo é escolher o curso de sua preferência e conhecer os requisitos da instituição desejada. Além disso, reflita que outras vantagens que a instituição oferece, assim como vantagens quanto à região escolhida. No segundo passo, faça um planejamento quanto aos custos, seja em seus estudos ou na estadia.

O terceiro passo é o certificado de proficiência, caso ainda não tenha. O quarto passo é providenciar todos os documentos exigidos, inclusive para o visto. No quinto passo, dê entrada no visto. Inclusive, esteja atento aos exames médicos exigidos neste processo e os demais requisitos. Logo, uma agência como AIUSA tornará todo o processo mais facilitado. Por último, com o visto em mãos e todas as etapas acertadas, basta comprar a passagem e preparar as malas!

Atendimento via WhatsApp